quarta-feira, 1 de julho de 2009

"Eu Odeio MPB"

Publicado por Braghittoni Ives em 27 Abr 2009 sob: Cultura (editar)

Essa estou devendo faz tempo: nos confins do Orkut há uma comunidade intitulada “Eu Odeio MPB”, da qual orgulhosamente sou integrante… Lá, há uns tempos, escrevi esse texto aqui… É, depois disso, começaram a surgir galinhas pretas na frente de casa periodicamente… :-)

Esta comunidade está errada!!

Sim, a comunidade está errada!! Se somos brasileiros, temos obrigação de gostar de MPB! Afinal, MPB é “legítima” música de nosso país… Alguém decidiu assim, pelo menos… E ele devia saber do que estava falando, certo?

Gostar de outro tipo de música, portanto, é um crime de lesa-pátria. A manifestação cultural, para ser legítima, precisa ser exclusiva de um único país! Vejam o meu exemplo – meu MAU exemplo, diga-se, que precisa ser rapidamente doutrinado: eu gosto de música erudita (que se custuma chamar de “clássica” por aí). É uma manifestação alienígena, nascida na Europa. Então, só quem é europeu pode gostar de erudito! Aliás, as primeiras composições foram registradas na Áustria… Xi, então só quem é austríaco pode gostar de erudito!

Ahn… É, isso é meio complicado. A música erudita nasceu de uma mistura de um sem-número de influências, a maioria com raízes na idade média… Cujas origens se perdem nas tradições ancestrais de vários países… Puxa, nem mesmo quem é austríaco pode gostar de erudito! Que droga! Claro que é um tipo de música que já nasceu internacional (“globalizado”, como gostam de dizer hoje em dia), mas isso não importa. Claro ainda que, em pouco tempo, se tornou mundial, mas isso também não importa. Não é uma “legítima manifestação cultural” de nenhum país!! Então nem mesmo um austríaco pode gostar de erudito!!…

Bom, mas o que eu gosto mesmo é de rock, em suas infinitas vertentes. Imperdoável, não é mesmo? Afinal, todos sabem que o rock surgiu nos EUA. Então, só quem é estadunidense pode gostar de rock. Não importa que, em pouco tempo, o movimento tenha se tornado mundial – o que importa é o lugar onde surgiu, na primeira vez. Também não importa que, desde a década de 1960, pouco rock bom tenha vindo dos EUA (Ramones não conta, ok?), que nunca se recuperaram da “invasão britânica” iniciada com os Beatles… Nada disso importa! O resto é discurso de gente colonizada, originária de país sub-desenvolvido!

Então, bem entendido, só quem é americano pode gostar de rock. Mas o rock é uma mistura do blues dos negros com o country dos brancos… Ai, ai!! Só quem for americano e mulato pode gostar de rock!! Mas os negros eram da costa leste, os brancos da costa oeste… Então, para gostar de rock, você precisa ser americano, mulato e ter nascido exatamente no meio dos Estados Unidos!!…

Nossa, isso tudo está ficando muito complicado… Chega de falar de música. Esse papo dos defensores da MPB já me cansou. Eu vou é pedir uma pizza!…

Ah, claro, eu não posso pedir uma pizza. A pizza é invenção dos italianos, então não tenho o direito de comer pizza. Só um legítimo italiano pode comer pizza.
É, mas a pizza é basicamente uma torta de tomate, e o tomate é originário… Das américas, então nem os italianos podem comer pizza!! Terão de comer a massa de trigo pura mesmo. Hum, mas o trigo é originário do Oriente Médio… Xi, os italianos vão ter de comer a pizza sem tomate e sem massa!!…

Nenhum comentário:

Postar um comentário